Pra que serve isso no narguile?

O que é Rosh?

O que é Rosh?

O que é Rosh? O rosh nada mais é que o queimador do narguile, também é conhecido como cabeça, cabaça, fornilho, queimador, bowl, cerâmica entre outos termos. Fora do brasil essa parte do narguile é conhecida como Hookah Bowl (bowl que traduzido do inglês significa tigela) que é o recipiente onde colocamos a essência do narguile.

Atualmente existem diversos tipos e modelos diferentes de rosh para narguile no mercado, entre eles podemos citar os mais famosos como os phunneis e os vortex. Existem alguns tipos de rosh para narguile que devemos ter uma atenção maior, pois são os mais fáceis de serem encontrados no Brasil e tem uma ótima funcionalidade. Os roshs que podem ser encontrados mais facilmente são os roshs tradicionais, os roshs vortex e os roshs phunnel.

Os rosh tradicionais tem os furos embaixo, foi o primeiro rosh fabricado para arguile e tem um desempenho bom, por que ele acaba realçando o sabor pelo fato que a calor do carvão passa por toda a essência antes da fumaça ir para o vaso ser refriada. Mas, com o rosh tradicional acabamos perdendo muito melaço da essência, pois o mesmo desce quase totalmente para o vaso.

Os rosh’s Phunnel retém o melaço que é fumado como fumaça, que você puxa do narguile. Como muitos já viram, este melaço é aquele que ao retirar o rosh do narguile, escorre dele. Os Rosh’s Phunnel (“funil” aportuguesando) funcionam muito bem, pois elas retêm o melaço que desce para o fundo do rosh, fazendo com que mele a stem e até suje a água (você nunca percebeu que a agua de seu narguile vai ficando suja?). O Rosh Phunnel evita que isso aconteça, deixando o melaço onde ele deve ficar: junto com a essência para narguile. Existem diversas variações de rosh phunnel, eles podem ser mais fundos, mais rasos, com o o pino central mais estreito ou mais largo.

Derivado do Phunnel, o Vortex nos dá alguns benefícios diferentes do Phunnel. Mantendo o mesmo princípio, ele faz com que o melaço do fumo continue no fumo (evitando deixar escorrer até o vaso), reter a umidade, faz com que o fumo queime mais uniformemente. A chave para acabar com os incômodos do Phunnel é o design do Vortex. O formato de ambos é semelhante (uma “torre” levantada no meio do rosh no lugar do tradicional), mas considerando que o Phunnel tem um único furo no topo, o Vortex tem quatro furos menores do lado de fora dessa “torre”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.